Petrol DESIGN | Visual para Posto de Gasolina

Conveniência é investimento certo para o posto de gasolina


Conveniência é investimento certo para o posto de gasolina

O posto de gasolina é o oásis da estrada. Quanto mais conforto e serviços oferecer, melhor, por isso estão crescendo os investimentos em lojas de conveniência. De acordo com o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), o país tem mais sete mil lojas do gênero movimentando R$ 6,8 bilhões por ano. O maior atrativo é o lucro. As conveniências representaram 6,5% da receita total dos postos de gasolina em 2016.

Para o consumidor as conveniências de postos de gasolina são pontos estratégicos para tomar um lanche e descansar. Nesses pontos são vendidos alimentos, produtos de higiene pessoal, revistas, presentes e souvenires, entre outros itens.

O grupo food service é o carro-chefe das conveniências em postos de gasolina. Para acertar na hora de investir é importante identificar a necessidade de cada público. Na estrada as refeições prontas, lanches feitos na hora e itens fáceis de transportar agradam quem tem pressa de chegar ao destino. Na zona urbana, por outro lado, um pão quentinho para quem parou no posto de gasolina para abastecer a caminho de casa ou lanches mais leves antes da academia fará mais sucesso.

Uma loja atrativa no posto de gasolina com atendimento e produtos de primeira linha tem tudo para dar certo, mas não é só isso. O perfil de consumidor desse tipo de negócio é jovem e exigente, então é preciso abastecê-lo de novidades. Na Quaresma podem-se oferecer lanches sem carne, um cafezinho feito na hora atrai quem viaja de madrugada e para quem está sempre no posto de gasolina, ofereça novidades como o dia do sanduba, anunciar a semana do pão de queijo, etc.

Algumas lojas oferecem decoração e opções de presentes temáticos em datas comemorativas como Dia das Mães, das Crianças e dos Namorados. Conforme o perfil de público também se pode vender livros e revistas, algumas opções de brinquedos ou produtos de tecnologia. Algumas conveniências de postos de gasolina funcionam 24 horas, ocupam uma área privilegiada no posto e são divididas em departamentos. As maiores oferecem mais de 500 itens à venda. Veja cinco dicas de sucesso para lojas de conveniência em postos de gasolina:

1. Equipe afinada

Os funcionários da loja e do posto devem ter o mesmo padrão de atendimento. Invista em treinamento.

2. Identidade

A loja de conveniência é parte do layout do posto de gasolina, então o padrão de cores e a comunicação visual tem que ter harmonia com as outras instalações. Alguns postos de gasolina de bandeira branca até apostam nas paletas de cores das grandes distribuidoras, mas a combinação deve ser exclusiva.

3. Qualidade

O cliente do posto de gasolina está em trânsito, então dificilmente você terá chance de falar com ele para explicar ou resolver um problema relacionado aos produtos da loja. Olhos atentos à validade, integridade das embalagens e funcionamento de geladeiras, freezers e demais equipamentos de conservação. Fornecedores de confiança valem mais que uma pequena diferença de preço.

4. Atenção

O carro-chefe da conveniência é o food service, portanto a loja deve estar muito limpa e bem iluminada. As placas de identificação também devem ser claras e os preços visíveis para o cliente não perder tempo procurando o que ele quer.

5. Praticidade

A conveniência de posto de gasolina é uma loja de varejo, então é o espaço ideal para faturar com datas especiais e presentinhos e última hora. Oferecer produtos alimentícios com embalagens premium, livros e sugestões de presentes para crianças pode resolver a vida do cliente. Decorar a loja e apostar em opções especiais para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, etc, pode incrementar o faturamento.

Conteúdo com Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional

#faturamento #lojadeconveniência #postodegasolina #dicas #dicapostodegasolina #fachada #fachadalojadeconveniencia #identidadevisual #Sindicom

Av. Brasil, 4312 - Maringá, PR - CEP: 87013-400 | Tel: (41) 4042-0519 | Cel: (44) 9 9104-0519

© 2000-2017 por Petrol GROUP - Líder em solução para postos. Todos os direitos Reservados.