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Seis dicas para aumentar o faturamento de seu posto de gasolina


93% dos clientes associam um visual bonito à eficiência

A primeira impressão do cliente influencia a experiência de compra em qualquer segmento. Na estrada ou na área urbana, alguns pontos concentram até quatro postos de gasolina, um ao lado do outro. O estabelecimento mais movimentado vai ser aquele que, além de oferecer um preço justo, consegue conquistar a preferência do cliente de imediato.

O visual moderno e acolhedor pode vencer até a guerra de preços quando a diferença é de alguns centavos. A estratégia é adotar um projeto que transmita a sensação de eficiência, de exclusividade e conforto. Utilizar decoração sazonal ajuda a enfatizar a proximidade com o cliente. Festas como Dia das Mães e de Ano Novo, por exemplo, merecem uma decoração especial. Acrescentar elementos da natureza ao ambiente, mesmo que seja apenas um pequeno gramado, também tem um efeito positivo. Pesquisadores de Marketing estimam que a identidade visual influencie em até 93% o desejo de compra por um produto ou serviço.

Quando o cliente associa um atendimento de qualidade às cores e a logomarca da empresa, ele dá preferência a esse conjunto. A mesma pesquisa mostra que para 80% dos consumidores, as cores representam a própria marca. Enquanto os postos bandeirados tiram proveito dessa estratégia, aqueles de bandeira branca precisam construí-la. Veja alguns erros que afastam o cliente e a solução para cada uma das situações:

  1. Desorganização Entrar num posto em que tonéis estão espalhados pelo caminho e o espaço para manobrar está tomado de placas traz uma sensação ruim. Selecione uma área para comunicação visual e outro espaço, fora do caminho dos veículos, para tonéis e materiais que não são usados próximos das bombas.

  2. Ambiente mal dividido Contrate os serviços de um profissional para determinar as prioridades. O escritório deve ficar fora de vista, o balcão do caixa deve ter espaço para o cliente acompanhar o processo de cobrança e pagamento e se houver produtos avulsos à venda, eles precisam estar dispostas em prateleiras ou balcões de fácil acesso.

  3. Improviso A mesma pesquisa de marketing estima que 85% dos clientes são influenciados pela cor do ambiente. Para um posto de gasolina onde a circulação de clientes é constante, tons vibrantes e alegres funcionam melhor. Improviso não funciona em comunicação visual. É preciso equilibrar e padronizar as cores.

  4. Desorientação A segurança das pessoas vem em primeiro lugar. Por isso, a área para pedestres deve estar bem demarcada, bem como os sentidos de entrada e saída dos veículos. Mantenha as placas e faixas em ordem. Ninguém gosta de adivinhar quem trabalha no estabelecimento, portanto uniformize os frentistas e os outros membros da equipe.

  5. Decadência Um local com pintura suja e descascada, com maçanetas quebradas, banheiros fora de uso e pouca iluminação é capaz de afastar cada cliente, um a um. Investir em manutenção e até considerar uma reforma pode salvar o negócio.

  6. Desperdício Seja uma goteira, ou vazamento, iluminação excessiva ou comida jogada fora, tudo sugere abandono e descuido. Ao contrário, manutenção em dia, iluminação programada com luzes de led e outras medidas para reduzir o impacto ambiental, conquistam o cliente que tem os mesmos valores.

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